|
Programa: Caminhada em Sintra
Recepção dos participantes e Briefing - 9h00.
Ponto de encontro: estação de combóios de Sintra ou Cascais.
Circular: partida e chegada em Sintra.
NÍVEL: MÉDIO DISTÂNCIA: 6 KM DURAÇÃO APROXIMADA: 4 HORAS (incluindo a visita ao jardim) SUBIDA ACUMULADA: 350 M DESCIDA ACUMULADA: 350 M ALTITUDE MÁXIMA: 481 M ALTITUDE MÍNIMA: 212 M
O passeio começa na estação de combóios de Sintra (na opção guiada, o seu guia estará à sua espera).
Depois de uma curta caminhada chega-se ao centro da vila, onde se encontra o Palácio Nacional de Sintra. Com duas chaminés únicas, o palácio situa-se no centro urbano de Sintra. É o edifício mais importante construído para a Corte Real em Portugal, e data dos séculos XV e XVI. Chegou a altura de visitar um dos muitos famosos cafés de Sintra - a Piriquita - para saborear um café e um bolo regional, enquanto observa o horizonte do palácio.
De seguida, caminhe em direção ao romântico Hotel Lawrence - o hotel mais antigo da Península Ibérica e citado no romance "Os Maias", do famoso escritor português Eça de Queirós. Muitas pessoas conhecidas dormiram neste hotel, incluindo Lord Byron, que o tornou internacionalmente famoso.
Continuando pelas belas e características ruas de Sintra, chega-se à Quinta da Regaleira*. A Quinta da Regaleira é um palácio singular com intrincados entalhes em madeira e pedra que nos fala de Portugal e da tradição mitológica do povo português. Foi adquirida no final do século XIX pelo milionário António Carvalho Monteiro, que trouxe de Itália o arquitecto Luigi Manini. Grande parte da sua beleza advém do facto de ter sido construída sobre as ruínas de um convento medieval e de apresentar uma mistura de três estilos - gótico, manuelino e renascentista.
* Se pretende fazer esta uma viagem de um dia inteiro, aconselhamo-lo a visitar a Quinta! Bilhete de adulto - 10.
Mais à frente encontra a Quinta de Seteais*. Esta “quinta” neoclássica foi construída em 1760 para o consulado e comerciante holandês Daniel Giedmeester. Diz a lenda que quando a conta foi apresentada ao proprietário, este soltou sete suspiros (ais) e assim, inadvertidamente, deu à quinta o seu nome. Hoje funciona como um hotel de luxo com afrescos internos nos salões, pintados no estilo gracioso de Jean Pillement.
* A visita aos jardins é gratuita, por isso vá em frente e aprecie a vista!
A seguir, vire à esquerda numa estrada estreita, toda rodeada de vegetação luxuriante, que conduz ao mágico Palácio da Pena*, implantado numa formação rochosa com os seus jardins deslumbrantes que são o expoente do romantismo do século XIX, possuindo mais de quinhentas espécies de árvores de todo o mundo.
* A visita aos Jardins está incluída neste passeio. Se tiver tempo, antes de chegar aos Jardins, visite o Palácio (bilhete vendido à parte).
Terminada a visita ao Palácio, inicia-se a descida de volta ao centro histórico, passando pela Vila Sassetti, adquirida em 1885 por Victor Carlos Sassetti na encosta do Castelo dos Mouros, obra do arquitecto Luigi Manini que mais tarde se tornou o arquitecto da Quinta da Regaleira. Neste caminho dos Jardins de volta a Sintra, olhe para cima e observe o castelo!
Agora tem o resto do dia para continuar a desfrutar de Sintra, ou para voltar de comboio / autocarro e explorar outras zonas! Na opção guiada pode escolher entre regressar à estação de comboios com o seu guia ou ficar em Sintra.
Preço por pessoa - 35€ *
* opção guiada disponível a partir de 45€ por pessoa
|