|
Programa: Floresta de Sintra + Ioga
Recepção dos participantes e Briefing - 8h30.
Local de encontro: Estação de combóios de Cascais (também disponível pick up no hotel em Cascais) ou estação de combóios de Sintra. Transporte para a Barragem da Mula.
Circular: Comece e termine na Barragem do Rio da Mula.
É altamente recomendável que traga um piquenique para este dia de caminhada.
Opcional - Visita ao convento (cerca de 1 hora).
Sessão de ioga após o percurso (ca. 45 min).
NÍVEL: MÉDIO DISTÂNCIA: ca. 12 KM DURAÇÃO APROXIMADA: ca. 3.30 HORAS + Sessão de Ioga SUBIDA: 520 M DESCIDA: 523 M
O seu passeio começa na Barragem do Rio da Mula. Feche os olhos, respire fundo e divirta-se! Este é o lugar perfeito para limpar a mente!
De seguida, siga pela Floresta de Sintra até ao Convento dos Capuchos. Situado no coração da Serra de Sintra, o Convento dos Capuchos contrasta com as luxuosas e exuberantes edificações que existem em Sintra - este convento franciscano destaca-se pela sua simplicidade. As suas pequenas dimensões e a notável pobreza de construção fazem parte da mística deste monumento. Aqui, a construção humana funde-se com os elementos naturais pré-existentes, a vegetação envolvente e os enormes blocos de granito. A floresta que rodeia o edifício foi mantida intacta pelos monges que aí habitaram, sendo hoje um dos mais notáveis ââexemplares da primitiva floresta de Sintra.
A terceira paragem é a Quinta do Pisão. A Quinta do Pisão é um parque natural de 380ha que permite aos visitantes uma multiplicidade de experiências com a natureza e hábitos ancestrais ligados ao terreno. Neste parque único existe espaço para história, conservação da natureza, actividade agrícola, preservação da biodiversidade, arte, educação e voluntariado ambiental... Situa-se no extremo oeste do concelho de Cascais no Parque Natural de Sintra-Cascais. A Quinta do Pisão representa um legado histórico e cultural que se tem revelado estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais, quer pelo seu património edificado e ordenamento paisagístico. É caracterizada pelo seu mosaico de vegetação extremamente rico, correspondendo a uma diversidade significativa de habitats representativos da ecologia desta área. Coloque algumas cenouras e maçãs na mala e alimente os burros e os cavalos.
O último trilho leva-o de volta à Barragem do Rio da Mula. Divirta-se na aula de ioga e não se esqueça de tirar fotografias da vista deslumbrante!
|